Campinas

Vanessa Recomenda

Vanessa Recomenda

Moradora de Campinas, nossa colaboradora Vanessa Lopez tem frequentemente contribuído com nossas páginas, recomendando locais (Catedral do Chopp), para serem visitados pelos avaliadores do Guia Garfo de Ouro.

Madame Formiga

Madame Formiga

Alçado ao posto de ícone da doçaria nacional, o brigadeiro também tem seu pequeno reinado em Campinas. No miolo do Cambuí, em sua loja de referências delicadas, com cor-de-­rosa e outros tons pastel na decoração, a proprietária Isabela Ferracini investe na preparação de muitas variações do docinho. Por dia, cerca de quinze opções ficam expostas em louças com motivos florais. Os quitutes são produzidos na versão clássica, que leva chocolate belga Callebaut, e também outros sabores.

Mão na massa

Mão na massa

Por mês, a casa atende em média 5 000 clientes. O movimento intenso reverbera no alto consumo dos ingredientes que compõem as massas frescas, as estrelas do cardápio, preparadas todos os dias. São 300 quilos de farinha de trigo e 4 200 ovos usados mensalmente.

Acarajé.jpg

 

A casa da nutricionista Juliana da Silva Reis, atrai visitantes em busca de seu quitute mais famoso e apresenta uma releitura especial da receita tradicional. Preparada com produtos frescos, os ingredientes chegam no prato - camarões frescos, vatapá, caruru, tomates picados e massa de acarajé frita em azeite de dendê, cortado em fatias. A opção clássica coloca as iguarias dentro da massa e é servida na mão. Versões de camarões sem casca ficam à escolha do cliente. A cozinha expede outras especialidades igualmente saborosas: pastéis, casquinha de siri, caldos e outras delícias criadas pela chef Juliana, que elabora e supervisiona o preparo das receitas. Cai bem as cervejas Original, Heineken, Serra Malte e a belga Stella Artois.

Endereço: Avenida Ruy Rodrigues, 4845 - Jardim Vista Alegre
Telefone:(19) 98118-2980

Acarajé da Ju

 

Ponto de encontro de uma galera entre 25 e 40 e poucos anos, a casa é comandada por Rafael Prado. O ambiente é despojado e os adeptos do rock estão sempre de prontidão. Para turbinar o apetite, porções e petiscos preparadas pelo próprio Rafael são uma atração a parte. Peça a versão de picanha fatiada e escoltada de rúcula, cebola, pães com azeite, orégano e alho frito. As fritas canoa são acompanhadas de um molho especial da casa. Na ala de lanches, o sanduba de joelho de porco vem no pão de baguete, mais rúcula, provolone, cebola roxa e azeitona preta. Além do chopp Burgman, as cervejas Original, Eisenbahn, Heineken, Brahma, Skol são servidas em garrafas de 600 mililitros além de 35 selos artesanais.

Endereço: Rua Maneco Rosa, 11 Sousas

Telefone:(19) 3368-2868 / 99435-2868

Maneco Rosa Rock Bar

 

Aberto há 41 anos, a casa comandada por Adriano Fernandes Fábio tem programação musical bem variada: sertanejo às quartas, rock clássico às quintas, samba de raiz às sextas e aos sábados rola um pouco de tudo com MPB pela noite. No menu, os salgados atraem a clientela. Fazem sucesso o bolinho de carne-seca com abóbora, o croquete de carne e a famosa polpetta à milanesa que fazem ótima companhia para as cervejas Brahma, Original, Itaipava Premium, Skol, Heineken e Amstel em garrafas de 600 mililitros. Exclusividade das quintas, a porção de dobradinha com pão francês e vinagrete é uma dica certa. Abre também para o almoço.

Endereço: Rua Otoniel Mota, 204 - Jardim Leonor

Telefone:(19) 3231-3301 

Bar Flor do minho

 

Há 34 anos no comando do boteco está o simpático Miki que pessoalmente recebe os clientes sempre orientando a melhor pedida aos indecisos. A decoração inspirada em estrelas do rock cria uma atmosfera nostágica. Os salgados são o grande atrativo do lugar e a maioria nas mesas da calçada. O quibe, líder dos pedidos, é seguido de perto pela polpeta. Outra vedete do menu, a pancetta é vendida em porções. Já em pedaços, o torresmo com cerca de 300 gramas é opção certa. Lanches de pernil, paleta defumada, linguiça com ovo, lombo e contra filé são escoltados de salada especial. Cervejas Brahma, Skol, Original, Paulaner, Amstel e Heineken saem em garrafas de 600 mililitros.

Endereço: Avenida Estados Unidos, 728 - Jardim Nova Europa 

Telefone:(19)3238-6630

Miki Bar


No comando da casa instalada em um dos cenários mais caprichosos da Lagoa do Taquaral estão Raphael Biller, Jordão Martins, Patrícia Biller e Ana Paula Biller. A inspiração para os sanduíches é familiar. Uma delas é sanduba de mortadela elaborado com rúcula e tomate seco. Outra sugestão é o especial de mignon montado no pão francês e recheado com filé mignon, queijo, presunto, ovo, bacon, vinagrete, salada, cebola e azeitona. O filé de tilápia aparece em porção apresentado em fatias e satisfaz até três paladares. No capítulo de bebidas 17 variações de sucos estão listadas. Há ainda torre de chopp da marca Ecobier e as cervejas Brahma, Original e Skol em garrafas de 600 mililitros.

Endereço: Rua Vital Brasil, 585 - Taquaral - Campinas

Telefone:(19) 3294-2294 visite a fanpage - clique aqui

O Amarelinho


Principais atrativos da casa indicada pelo Guia Garfo de Ouro, as carnes são servidas corretamente pelos atenciosos garçons. A costela bovina, especialidade do restaurante, começa a ser preparada seis horas antes e chega ao cliente no ponto. Para guarnecer o saboroso prato: arroz, salada, molho de cebola e farofa. São listadas ainda no menu outras receitas irrepreensíveis. Com 27 anos em atividade, a costelaria exibe ainda a picanha servida em porções individuais e com os referidos acompanhamentos. Da seção de bebidas saem sucos, capirinhas e cervejas em garrafas de 600 mililitros, como a Original entregue na temperatura exata. Há ainda uma seleção de vinhos que fazem bom par com as receitas.

Endereço: Avenida Aquidaban, 662 - Bosque - Campinas

Telefone:(19) 3234-5141 

Costelaria Carro de Boi


Gerenciado pela dupla Jair Lopes e Tony Silva, o restaurante instalado na Chácara da Barra é um sucesso à parte. A receita que leva o nome da casa é elaborada com camarão rosa tamanho grande com casca, camarão sete barbas limpo, abadejo e escoltado de arroz, pirão e farofa. A tábua do marinheiro chega à mesa com mariscos, lula, abadejo, salmão, lagosta, camarão rosa grande guarnecido de arroz com açafrão e alcaparras puxadas na manteiga. Festivais como o do camarão e do bacalhau são constantes. No capítulo de bebidas, o chopp Brahma faz boa companhia às receitas. Drinks como as caipiroscas e caipirinhas tem ótima saída. O atendimento é cortês e os preços são honestos.  

Endereço: Rua Mogi Guaçu, 1246 - Chácara da Barra

Telefone:(19) 3294-7854 / 3294-7765 

Casa da Moqueca


O Bar da Cachoeira está em um recanto de uma fazenda e preserva a natureza e as características da região. Foi construído com materiais de demolição, que lhe confere um clima agradável e diferenciado. Com capacidade para 400 pessoas, desfruta-se em seus vários ambientes paz e a tranqüilidade típicas da zona rural. Nos dias de calor, a energizante queda d’água existente é a grandeatração. O cardápio se destaca pela qualidade da comida caseira, tendo como “carro chefe” a “carne seca na abóbora”. Há também abadejo com variados molhos, camarão três queijos, moqueca, bobó de camarão e lula.

Endereço: Rua Professora Lydia Abdalla, Km 2,5 - s/n - Joaquim Egídio, Campinas - SP - Telefone:(19) 3298-6118

Bar da Cachoeira

O metódico processo de preparo inclui temperá-las apenas com sal, para evidenciar o sabor e a qualidade da matéria-prima, e assar as pedidas em grelhas inclinadas a exatos 15 graus - assim, a gordura escorre facilmente e não cai sobre a brasa. Com exceção de algumas sugestões os cortes da marca são provenientes da raça angus. O cliente escolhe alternativas como o asado criollo, extraído da costela (520 gramas), o ojo del bife ancho, que é a parte mais nobre do contrafilé (280 gramas), e o vacío, equivalente à fraldinha (300 gramas). Recomendado pelo GUIA GARFO DE OURO pela primeita vez, a filial campineira também serve carré de cordeiro e costeletas de javali. Para a refeição ficar completa, há uma boa carta de vinhos. 

Endereço: Galleria Shopping, Jardim Nilópolis - Campinas - (19) 3766-5156

 

Pobre Juan

O movimento intenso reverbera no alto consumo dos ingredientes que compõem as massas frescas, as estrelas do cardápio, preparadas todos os dias. São 300 quilos de farinha de trigo e 4 200 ovos usados mensalmente. Eles dão origem a pratos como o delicado capellini, que chega à mesa com camarões médios, tomate, alho e azeite, e o ravioloni d'agnello, recheado de cordeiro assado e servido com redução do próprio molho da carne mais mostarda de Cremona. O refinado cardápio ainda apresenta as costeletas de cordeiro grelhadas ao molho rôti e vinagre balsâmico, guarnecidas de capellini na manteiga de sálvia. Atento às tendências, nos fins de semana o chef costuma incorporar pratos feitos com ingredientes tipicamente brasileiros, a exemplo do pirarucu e da castanha-do-pará.

Endereço: Avenida José de Souza Campos, 425 - Hotel Vitória - Cambuí - Campinas. Telefone: (19)3755-8027

Restaurante Bellini

Avaliado por Ronaldo Bettu, o restaurante Fogão Mineiro resgata a tradição da culinária típica de Minas Gerais. A culinária mineira da casa vem carregada de tradição. As receitas passadas de geração em geração, e dispostas no fogão à lenha, remetem à infância e ao sabor de comida caseira. Depois da porção de bolinho de carne-seca com alho-poró, na companhia da caipirinha de lima-da-pérsia com hortelã, entra em cena o tutu com picanha, arroz, couve, ovo frito, linguiça, torresmo e banana à milanesa. Nos fins de semana, prevalece o bufê no almoço, composto de cinquenta pratos quentes, saladas e sobremesas. Nas noites de quinta, sexta e sábado, o jantar é embalado por moda de viola. As atrações musicais da unidade de Sousas são de tirar o chapéu

Endereço: Estrada Sousas-Joaquim Egídio, quilômetro 1 - Joaquim Egídio - Campinas - Telefone: (19)3258-6026

Fogão Mineiro 

Chegam à mesa sushis e sashimis feitos com salmão, atum, peixe branco (agulhão ou robalo, por exemplo), camarão e polvo, além de harumaki, temaki, guioza, yakissoba, salmão grelhado em crosta de gergelim... Do balcão instalado no centro do salão saem as receitas frias. O combinado yamato agrupa trinta peças variadas, entre niguiris e uramakis, preparadas com salmão, atum, polvo, kani, camarão e peixe branco. Outra pedida, chamada de jyo gunka, reúne quatro anchovas negras enroladas em fatia de salmão e arrematadas por cebola crocante. Para acompanhar a refeição ou bebericar no agito da noite, os frequentadores costumam apostar em drinques como a caipirinha de saquê mais frutas vermelhas ou a versão que leva caju e limão.

Endereço: Avenida José de Souza Campos, 425 - Hotel Vitória - Cambuí - Campinas - Telefone: (19)3755-8027

Restaurante Kindai

Brilham no cardápio petiscos como o bolovo, tipo de bolinho recheado de linguiça caseira refogada com pimentões amarelo e vermelho e um ovo (foto à esquerda). Ainda na seleção típica de botequim constam os croquetes de jiló, berinjela ou mortadela e as porções de rabada com polenta e agrião e de língua bovina, regada ao molho da própria carne e guarnecida de pão. O camarão com catupiry empanado no salgadinho Doritos é outro sucesso (foto à direita). Por causa do movimento intenso nos fins de tarde, o lugar foi ampliado. Ainda assim, não dá para dormir no ponto: a disputa pelas mesas continua acirrada. Por isso, muitos clientes sabem que faz parte do programa tomar garrafões de 600 mililitros de Brahma, Heineken, Original e Cerpa Tijuca na calçada mesmo.

Endereço: Rua Erasmo Braga, 1067 - Castelo - Campinas
Telefone: (19) 3243-5811

Bar do Carioca

Uma das unidades da rede italiana ocupa um charmoso casarão de esquina no Cambuí, bastante movimentado desde a happy hour. O carro chefe é a pizza arezzo, que leva mussarela, coração de alcachofra, cogumelo-de-paris, tomate seco e manjericão (oito pedaços). Entre as novidades do cardápio está a odessa, com mussarela, presunto cru, cebola caramelizada e queijo de cabra. Aposte no chope Amstel, da Heineken, (300 mililitros). Servido com sorvete de creme, o petit gâteau dedoce de leite encerra a refeição.

Endereço: Rua Ferreira Penteado, 1463 Cambuí - Campinas 
Telefone: (19)3251-1119

Piola

Em funcionamento desde 1967, a casa passou por uma repaginação e trocou mesas, cadeiras e balcão, mas preservou as receitas de sucesso no menu. Entre elas estão o bacalhau servido com batatas azeitonas e ovos, a picanha grelhada, servida com arroz, farofa, fritas e vinagrete e o contrafilé acebolado com fritas e pão fatiado. Nesse acolhedor cantinho luso na Ponte Preta as cervejas Brahma, Skol ou Original são servidas em garrafas de 600 mililitros. No happy hour que atravessa a noite regado a cerveja ou um bom vinho, há um balcão de vidro com acepipes, como cuscuz, queijos e conservas vendidos por unidade ou peso. Ou seja, torna o aperitivo mais barato e diversificado do que as porções tradicionais. 

Endereço: Avenida Doutor Ângelo Simões, 570 - Ponte Preta - Campinas Tel: (19)3388-8874

Restaurante Adega Santo Antonio

No casarão de pé-direito alto, o agito é refrescado pelos chopes Brahma claro (260 mililitros) e escuro (380 mililitros). A caipirosca batizada de catedral mistura abacaxi, morango, maracujá, kiwi e pimenta-rosa (R$ 16,90). Entre os petiscos, a picanha maturada no réchaud (para três pessoas), com vinagrete, pão, alho e farofa, é maioria nas mesas. A casa oferece serviço de transporte para hóspedes de hotéis da cidade, sem custo, a partir das 17h30.

Endereço: Rua Coronel Francisco de Andrade Coutinho, 299 - Cambuí CampinasTelefone: (19)3295-0110

 

Catedral do Chopp

Big Jack Hamburgueria

A lista prioriza as sugestões com os hambúrgueres feitos no próprio endereço. Um dos preferidos é o new york, que reúne um disco de carne moldado com 180 gramas de maminha, queijo prato, cebola com shoyu, alface, tomate e maionese no pão com gergelim. No jack's, montado no pão australiano, entram hambúrguer de 150 gramas de picanha, queijo, alface, cebola e molho rosé. Salsicha alemã, cebola frita e queijo gruyère regados a curry compõem o recheio do alemão. Entre as guarnições, fazem sucesso a porção de onion rings e a de fritas spicy, que traz as batatas rústicas, com casca, finalizadas com uma camada generosa de pimenta-do-reino. Para uma refeição em clima bem americano, como sugere o ambiente, vale investir no milk-shake de pistache ou no de chocolate com licor de cacau, chantili, granulado e cereja. Ambos chegam à mesa em taça de 700 mililitros, suficiente para duas pessoas.

Endereço: Rua Coronel Quirino, 532 - Cambuí - CampinasTel: (19)3368-6980

Visitado e recomendado pelo Guia Garfo de Ouro, o Bar Candreva é uma das ótimas opções na maior cidade do interior de São Paulo.Além da música ao vivo de terça a sábado, que se alterna entre pop, rock e MPB, o bar de Daniel Candreva investe na carta de cachaças. Somam-se 150 rótulos, caso da mineira Vale Verde, produzida em Betim. Os clientes também pedem caipirinha de frutas vermelhas com vodca e cerveja Cerpa Gold (600 mililitros) para escoltar petiscos como a porção de linguiça com mandioca cozida. Dos lanches, o de filé-mignon, queijo prato, presunto, bacon, azeitona preta, cebola e alface é cortado no formato boca de anjo e vem acompanhado de batata frita.

 

Endereço: Avenida Monte Castelo, 23 - Proença - Campinas
Telefone: (19) 3232-7361

Bar Candreva

Requinte & Paladar Restaurante

Comandando pelo experiente Guilherme Placídio e avaliado e recomendado pelo Guia Garfo de Ouro, o restaurante está em frente ao viaduto São Paulo, o Laurão. Sempre com qualidade no atendimento, o local tem clientes fieis, e também o público em geral que passa pela região em busca da casa que prepara e serve refeições com primor. Figuram ali doze opções de pratos quentes. Aos sábados, a cozinha também prepara a feijoada completa, com direito à farofa, torresmo, couve refogada, vinagrete e arroz. A refeição, que é cobrada por quilo, também contempla doze tipos de salada. Se preferir, o cliente pode optar pelo valor fixo. Existem variedades de sucos e refrigerantes. Entre as cervejas estão a Skol e a Brahma disponíveis em lata de 350 mililitros.

Endereço: Rua Barão de Paranapanema, 521 Bosque - Campinas
Telefone: (19)3251-7788

Zin`Bar

Com mesas disputadas nos dias de transmissões de jogos de futebol, a casa completa onze anos em 2015. Da cozinha saem a porção de bolinho de mandioca com carne-seca (doze unidades) e o fritz, sanduíche de filé-mignon mais mussarela de búfala, tomate seco e rúcula, à moda boca de anjo. No vaivém das bandejas, circulam o chope Brahma (300 mililitros) e cerveja Stella Artois (long neck).

 

Endereço: Rua Doutor Osvaldo Cruz, 586 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas - Telefone: (19)3242-3734

Coxinha Du Chef Campinas

O entra e sai dessa unidade de Campinas atesta que ali tem coisa boa. A famosa marca tem hoje cerca de trinta unidades que compõe a rede e o alto consumo dos salgados e doces em tamanho míni fritos são feitos na hora. Os tradicionais, como a coxinha, bolinha de queijo e as doces como a de doce de leite com canela são vendidos em caixas fazendo com que a marca alcançasse reconhecimento do público e de emiossoras de TV de renome como Globo e Record. A visita vale a pena para quem transita pelo centro de Campinas ou para quem vem de longe apenas para saborear e se deliciar com o sabor que é tido como único nessa categoria. Os preços cabem em qualquer bolso. 

Endereço: Rua Alvares Machado, 1088 - Centro

Telefone: (19) 2519-0501

No comando casa estão os sócios Anselmo Alves e José Natal Terra que conquistaram o gosto da clientela e há 7 anos a casa mantém a excelente qualidade no sistema de refeições servidas por quilo ou por um valor fixo se come a vontade. No bufet, estão dispostas uma variedade de 22 pratos quentes e aproximandamente 15 tipos de saladas. São reunidas como opções a alcatra no bafo, bacalhoada à portuguesa, costela bovina e feijoada nas quartas e sábados. A noite o restaurante se transforma em bar onde se pode servir sanduíches, e porções quentes e frias. Para beber, cervejas Brahma, Original, Skol, Heineken, Itaipava e budweiser

Endereço: Rua Doutror Pereira Lima, 548 Vila Industrial 

Campinas - (19) 3272-4727/3368-1237

Restaurante Vila Brasil