Caraguatatuba

Conheça a seleção dos melhores endereços gastronômicos da cidade

A casa costuma receber a clientela com casquinha de siri. Na sequência, a sugestão é o marisco lambe-lambe cozido com arroz ou o camarão à grega, em que o crustáceo à milanesa é coberto com mussarela e depois gratinado - arroz à grega e batata frita fazem companhia. Entre os peixes, destaca-se o filé de robalo grelhado e servido ao lado de palmito e arroz. Todos servem duas pessoas. Para acompanhar há cerveja Serramalte e caipirinha de lima-da-pérsia.

Av. Maria Carlota, 698 - Massaguaçu.

Restaurante Golfinho

Endereço: Avenida Maria Carlota, 698 - Massaguaçu

Telefone: (12) 3884-3427/3884-4333

Restaurante Caiçara`s

Cerca de sessenta receitas elaboradas com peixes e frutos do mar compõem o menu, a começar pela porção de lula à dorée com molho tártaro (para duas pessoas). Entre os pratos principais, a proprietária Daniela Costa de Oliveira indica a paella (para quatro pessoas) e a caldeirada de peixe, camarão, polvo, lula e mexilhão acompanhada de arroz e pirão (para três pessoas). A caipirinha tropicália, feita com morango e maracujá, custa..

Endereço: Avenida Maria Carlota, 720 - Massaguaçu 
Telefone: (12)3884-3586

Para hóspedes e visitantes, o restaurante do hotel Costa Verde Tabatinga propõe, na entrada, ceviche de robalo com chips de batata - cortado em cubinhos, o peixe é marinado em limão-siciliano e pimenta-rosa. A frigideira do mar, para comer a dois, reúne filé de badejo grelhado, lula, mexilhão, camarão, medalhão de lagosta e polvo. O prato é guarnecido de legumes salteados e molho de alcaparra). Pedida individual que escapa das sugestões do mar, o filé-mignon ao poivre chega ao lado de risoto de alho-poró. O doce de banana em calda, escoltado por sorvete de baunilha e doce de leite Häagen-Dazs, recebe cobertura de farofa de castanha-de-caju e canela.

Restaurante Manduca

Endereço: Rod Rio-Santos, KM 80, Cond. Costa Verde Tabatinga - Praia de Tabatinga 
Telefone: (12)3884-9337 / 3884-9338

Nas mesas ao ar livre pode-se iniciar a refeição com a porção de polvo ao vinagrete ladeada por uma garrafa de cerveja Original ou por saquê Azuma Kirin. Depois, faz sucesso o camarão à baiana, preparado com molho de tomate e leite de coco e guarnecido por arroz e pimenta dedo-de-moça no azeite. Tradicional da casa, o filé de badejo à golfinho chega às mesas recheado de catupiry, camarão e alcaparra, mais arroz, batata frita e legumes na manteiga. Os pratos servem duas pessoas.

Restaurante Golfinho Azul

Endereço: Avenida Doutor Aldino Schiavi, 859 - Martin de Sá
Telefone: (12)3882-1491

A casa serve, de frente para o mar, entradas como o tartare de salmão, batido com shoyu, mostarda, cebola e picles. O prato que leva o nome da casa consiste em filé de abadejo empanado, recheado de camarão e catupiry mais cobertura de mussarela e batata palha. Vem guarnecido de arroz piemontês (para três pessoas). A tradicional caldeirada é feita de postas de robalo cozidas com camarão, lula, marisco e polvo, mais azeite de dendê, leite de coco e coentro. O prato chega às mesas acompanhado de pirão. De sobremesa, petit gâteau com duas bolas de sorvete de creme.

Restaurante Dom Quixote

Endereço: Avenida Arthur Costa Filho, 681 - centro
Telefone: (12)3883-1719

Kiosk do Flávio

Novidade no cardápio, o frango empanado ao molho de gengibre é um dos pratos mais pedidos da casa. Servido com arroz, custa R$ 50,00, para duas pessoas. Outra sugestão, é o badejo ao molho de camarão, também guarnecido de arroz (para dois). A caipirinha de saquê com kiwi e cerveja Baden Baden Cristal (600 mililitros) são dicas de bebida. Para encerrar, há torta holandesa.

Endereço: Avenida Arthur Costa Filho, quiosque 26 - centro 
Telefone: (12)3882-5474

Restaurante Officina da Pizzas

Apelidada de turim, a pizza coberta com filé-mignon, catupiry, tomate, cebolas em cubos, rúcula e batata palha. Já a romana, vem com peito de peru, bacon em cubos, cogumelo-de-paris, mussarela, catupiry e borda preenchida com cream cheese. Para escoltar os pedidos, a sugestão é o vinho argentino Familia Barberis Malbec 2011. Novidade na lista de sobremesas, a pizza la biella é elaborada com mussarela, maçã fatiada, calda de caramelo, uva-passa e tem a borda recheada de cream cheese (oito pedaços).

Endereço: Avenida Arthur Costa Filgo, 49 - centro
Telefone: (12)3884-4466

Para chegar ao restaurante, localizado na Ilha do Tamanduá, é preciso pegar um barco na Praia de Tabatinga. O camarão-rosa na chapa, grelhado com azeite e tomate e guarnecido de fatias de pão é uma boa entrada. Encomendada com um dia de antecedência, a tradicional paella sai em porção mínima para dez pessoas. Finalizada na mesa do cliente, satisfaz dez comensais. No cardápio de pratos principais há a anchova inteira acompanhada de risoto de camarão e pirão (para duas pessoas). Entre as bebidas, a caipirinha de tangerina pode ser feita com vodca francesa Grey Goose . A banana flambada encerra a refeição.

Restaurante Tamandubar

Endereço: Ilha do Tamanduá, s/nº - Ilha do Tamanduá 
Telefone: (12)99767-1367

Uma das especialidades da casa é o risoto de cação com lula, polvo e camarão para duas pessoas). Pedida individual, o ravióli de ricota pode ser regado a um dos oito tipos de molho listados no cardápio, a exemplo dos de calabresa, de carne moída e azeitona e de camarão. O fettuccine ao pesto, servido com medalhão de filé-mignon, está entre os pratos mais requisitados (para uma pessoa). Em garrafas de 600 mililitros, as cervejas Skol e Brahma.

Restaurante Valentin

Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 151 - Sumaré
Telefone: (12)3882-1200

Especialidades mineiras preparadas no fogão a lenha são a atração do bufê. Receitas como feijão-tropeiro, torresmo e costela suína são apresentadas ao lado de massas, entre as quais rondelli e lasanha. Às quartas e aos sábados, há feijoada, enquanto a vaca atolada faz sucesso às terças. Catorze cortes de carnes na brasa completam a oferta da casa, a exemplo de cupim e maminha. Sucos naturais de limão e de laranja chegam às mesas em copos de 300 mililitros. Para adoçar, tem doce de leite com queijo branco e pavê de chocolate.

Restaurante Tapera Branca

Endereço: Avenida Doutor Aldino Schiavi, 859 - Martin de Sá
Telefone: (12)3883--2275

Beco do Açaí

O menu lista bebidas como o suco de açaí em copos de 300 e 500 mililitros. Na versão energética, a bebida ganha a adição de guaraná, catuaba, marapuana, noz-de-cola e ginseng. Entre as comidinhas, os clientes encontram sanduíches e salgados. O hambúrguer da casa vem montado no pão com gergelim mais mussarela e tomate. Fazem sucesso as empadinhas de camarão com mussarela e de frango e palmito. 

Endereço: Rua Doutor Paul Harris, 165 - centro​
Telefone: (12)3882-3119

Quiosque do Serjão

O quiosque de praia localizado na Praia da Mococa preza pelo bom atendimento. Cercado de natureza a casa serve porções de peixes e frutos do mar que chegam na temperatura adequada. Os preços são módicos e o sabor é outro ponto forte. A caipirinhas e sucos são preparadas com esmero. Cervejas de 600 mililitros na temperatura correta.

Endereço: Rodovia Rio Santos, sentido Caragua - Ubatuba - Km 55
Telefone: (12)