• Facebook Limpa Cinzento
  • Twitter limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento

                 Curitiba 

Restaurantes     Bares    Comidinhas

Conheça a seleção dos melhores restaurantes.

Melhores restaurantes Guia Garfo de Ouro

Churrascaria Gaúcha

À mesa, as garrafas de cerveja de Original ou Skol se acumulam ao lado dos pratos cheios de carne. Do rodízio de dezessete cortes, a picanha, a alcatra, o filé-mignon e a codorna recheada são os mais repetidos pela clientela. Para a guarnição, fica à mostra um bufê de pratos variados, como lasanha aos quatro queijos e rondelli de presunto. Na bancada, ainda há uma seção reservada à feijoada e outra dedicada a sobremesas e frutas.

Endereço: Rodovia BR-116, 19511 - quilômetro 107 - Pinheirinho 
Telefone: (41)3349-1991

Restaurante Madalosso

Atração turística da cidade, o gigantesco restaurante tem espaço suficiente para receber as multidões que o visitam no fim de semana - até 4 500 pessoas podem se acomodar ali por vez. O motivo para tamanha aglomeração é o rodízio italiano. À mesa, chegam a polenta frita, o fígado de galinha, a salada de radicchio, o risoto de frango, a alcatra grelhada na chapa, o frango à passarinho, a lasanha, o espaguete ao sugo, o rondelli... Se restar fôlego o cardápio ainda exibe doces, como o petit gâteau de chocolate com sorvete de creme. Para acompanhar a refeição, o Chianti Santa Cristina.

Endereço: Avenida Manoel Ribas, 5875 - Santa Felicidade
Telefone: (48)3372-2121

Na hora do pedido, sugestões como t-bone steak e assado de tira encontram um rival na macia picanha summus, de origem brasileira. Igualmente alto e suculento é o bife de chorizo, que pode ser dividido por dois comensais. Guarnições são escolhidas separadamente, a partir de uma lista composta de arroz biro-biro, farofa de ovos e batata assada com Catupiry e bacon. Para acompanhar, a boa seleção de vinhos está sob a responsabilidade da enóloga Sonia Petri e soma cerca de 300 rótulos. Na matriz, as garrafas ficam acondicionadas em uma imponente adega climatizada.

Badida Carnes Nobres

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 6045 - Seminário
Telefone: (41)3243-0473

No salão de luz baixa, aninhado em uma rua tranquila, casais atraídos pela promessa de clima romântico fazem a refeição sem pressa. Ela pode incluir o ravióli de abóbora ao molho de queijo de cabra e nozes. Outra pedida é o filé-mignon grelhado com cebola caramelada, mais tortelli de presunto cru e mussarela de búfala na manteiga de sálvia. Antes desses, na seção de entradas, aparecem o carpaccio de hadoque defumado, vinagrete de framboesa e mix de folhas e o escalope de língua bovina grelhada com palmito pupunha assado e molho de tomate agridoce. 

Ernesto Ristorante

Endereço: Rua Myltho Anselmo da Silva, 1483 - Mercês
Telefone: (41) 4141-5477

Brilham no menu as altas e vistosas postas de bacalhau da espécie Gadus morrhua, que se desfazem em lascas ao toque do garfo e estrelam pratos de execução caprichada. O mais popular deles traz o nobre pescado assado, na companhia de batatas ao murro, tomate grelhado, brócolis e alho. Há uma versão coberta por uma crosta de broa de milho, mais migas portuguesas, feijão-fradinho e couve. Somam-se à lista de atrativos o arroz de polvo e a paella de frutos do mar. Ao competente maître Denis John cabe sugerir o melhor vinho para cada situação.

Olivença

Endereço: Rua Teixeira Coelho, 255 - Batel
Telefone: (41)3016-9988

L`Épicerie

O couvert vem montado com cesta de pães, geleia de tomate, tapenade, manteiga de roquefort e pistou, um delicioso molho de manjericão, alho e azeite. Para partilhar, pede-se de entrada a terrine de foie gras com torradas e compota de figo. A seguir, uma rica redução de vinho madeira banha o confit de pato, servido junto de salada frisée e mais um acompanhamento, que pode ser gratin de batata. Outras sugestões igualmente cativantes são o boeuf bourguignon e o cassoulet, que surpreende pela leveza. 

Endereço: Rua Fernando Simas, 340 - Bigorrilho
Telefone: (41)3079-1889

Das sugestões de entrada, levam o nome de bolsas douradas as quatro unidades de shiitake recheadas de camarão e gengibre, que são empanadas em farinha panko. O prato batizado de baía de antonina consiste em um curry vermelho com leite de coco, camarãoe banana, servido ao lado de arroz de jasmim. Também aparece com frequência nas mesas o clássico pad thai, talharim de arroz acrescido de camarão, lula, castanha, legumes e molho agridoce de tamarindo. A sobremesa pode ser o taj mahal: compota de frutas da estação e especiarias sobre paçoca artesanal de amendoim.

Lagundri

Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1061 - centro 
Telefone: (41)3232-7758

A receita do sucesso está nos discos de espessura fina e tamanho individual, assim como se faz em Nápoles, berço da pizza. Antes de serem levados ao forno a lenha, todos recebem uma base de molho de tomate italiano e mussarela de búfala. Sabores triviais como margherita dividem atenção com sugestões menos comuns. É o caso da parigi, com brie, geleia de pimenta e damasco, e da elegante, incrementada com presunto cru e rúcula. Das cerca de trinta versões, há ainda a parmigiana, com berinjela e lascas de parmesão. 

Carolla Pizza D.O.C.

Endereço: Alameda Dom Pedro II, 24 - Batel
Telefone: (41)3225-4346

Despachado de uma cozinha envidraçada criações como o ravioloni, de massa delicada, que guarda em seu interior bacalhau e uma gema mole de ovo caipira. Servido de entrada, ele pode anteceder uma paleta de cordeiro assada, ladeada por aligot, ou um black cod grelhado, regado a molho de manjericão e guarnecido de purê de mandioquinha. O sotaque brasileiro surge no apurado confit de pato em redução de tucupi e jambu, acompanhado de risoto de radicchio e pera ao vinho. Para harmonizar com o prato, o sommelier Cesar Simbala recomenda o vinho tinto português Quinta do Ortigão 2010. 

La Varenne

Endereço: Shopping Pátio Batel, . - Batel
Telefone: (41)3044-6600

No salão de decoração sóbria, marcado por paredes brancas e mobiliário de madeira clara, ele oferece uma saborosa porção de coxinha de frango caipira, com massa de mandioca e batata-salsa, e também o pirarucu grelhado, guarnecido de cuscuz de farinha de Uarini e legumes regados a leite de castanhas. Mas é no almoço executivo, servido de terça a sexta, que o cozinheiro triunfa. Em vez do costumeiro menu a preço fixo, o proprietário adota um apanhado de sete receitas, e incluem três acompanhamentos à escolha, mais uma saladinha de entrada.

Mukeka

Endereço: Rua Machado de Assis, 417 - Juvevê
Telefone: (41)3156-3028

Nick Costela no Rolete Bigorilho

Indicada pelo Guia Garfo de Ouro, a casa abre a partir das 18h, mas a costela bovina, especialidade local, começa a ser preparada cinco horas antes. Quando chegam ao endereço, os clientes recebem a receita em sistema de rodízio, à exceção dos domingos, quando a carne é servida apenas por quilo. Nos valores, incluem-se também as guarnições: arroz, farofa de bacon, maionese e saladas de feijão-de-cavalo, tomate, cebola e agrião. Para acompanhar, as cervejas Serramalte e Original.

Endereço:  Rua Bruno Filgueira, 2397 - Bigorrilho
Telefone: (41)3335-1575

Pratos interessantes, como o fettuccine de massa picante, regado ao molho de bacon e guarnecido de congro envolto em lardo di Colonnata (um bacon extraído da barriga do porco). O medalhão de filé-mignon com lâminas de trufas vem acompanhado de nhoque ao cogumelo porcini. Na cozinha, Biazetto ainda recebe até quatro clientes para uma refeição especial e somente sob reserva, ele prepara uma degustação de três etapas, que pode incluir, por exemplo, o risoto de hadoque defumado e vieiras. Na adega, 350 rótulos de vinho ficam à disposição para complementar.

Salumeria Ristaurante

Endereço: Avenida Jaime Reis, 216 - São Francisco
Telefone: (41)3049-5501

Para dar início ao almoço ou ao jantar, a clientela pede a porção de tentáculos de polvo grelhados, escoltada por tapenade de azeitona preta. Esse último acompanhamento também incrementa o lombo de bacalhau Gadus morrhua, que pode ser solicitado na sequência. A posta do peixe grelhada, que pesa cerca de 300 gramas, tem polenta cremosa como guarnição. Outra sugestão é o filé-mignon ao molho de queijo roquefort, servido com risoto de cogumelo seco. Organizado todos os anos, o festival da lagosta costuma ser aguardado pelos clientes mais assíduos - em 2014, ocorreu em agosto.

Vin Bistro

Endereço:Rua Fernando Simas, 260 - Batel
Telefone: (41)3225-3444

Embora os pratos italianos apareçam em destaque, o cardápio também traz sugestões alheias à especialidade. Ao lado do nhoque servido com azeite, tomate e cubos de filé-mignon, por exemplo, figura o abrasileirado filé à oswaldo aranha. O medalhão de mignon grelhado com lâminas de alho vai à mesa junto de arroz, farofa e batata frita e, assim como as demais sugestões, aplaca a fome de duas pessoas. Quatro clientes compartilham, antes dessas receitas, saladas como a piero, que mistura folhas, palmito, pimentão, berinjela, tomate, erva-doce e torradas de alho.

Mangiare Felice

Endereço: Rua Rocha Pombo, 397 - Juvevê 
Telefone: (41)3252-8866

Guia Garfo de Ouro

Misto de empório e restaurante, o endereço não remete à cultura árabe apenas no cardápio. Também as prateleiras estão cheias de livros, CDs e cerca de 300 ingredientes vindos do Líbano. No menu, aparecem pratos típicos, como a alcatra recheada de pistache, que vai à mesa depois de ser assada, cortada em fatias e regada ao molho de tahine e coalhada. Na seção de sugestões do dia, servidas com salada e quibe, figura a torta de massa folhada de arroz, cubos de carne, legumes, amêndoas e castanha-de-caju. Para beber, o suco de coalhada leva hortelã seca.

Le Liban

Endereço: Rua Augusto Stresser, 1570 - Juvevê
Telefone: (41)3026-5554

Guia Garfo de Ouro

Al Beirut Bigorrilho

No cardápio, os clientes escolhem entre vinte sugestões de prato. A salada fatuche, com tomate, pepino, salsinha e pão sírio frito ao molho de ervas, pode ser eleita antes da porção de charuto de uva, do arroz com lentilha e da cafta. A refeição, suficiente para duas pessoas, tem a escolta de vinhos triviais, como o chileno Santa Helena Cabernet Sauvignon 2013. Entre os doces, o ninho de damasco.

Endereço:Alameda Princesa Izabel, 2976 - Bigorrilho

Telefone: (41)3042-8801