• Facebook Limpa Cinzento
  • Twitter limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento

                 Florianópolis 

Conheça a seleção dos melhores bares.

Melhores restaurantes Guia Garfo de Ouro

O turista que chega a Florianópolis pode estranhar a presença constante do berbigão. A receita brilha no menu deste charmoso bar de paredes coloridas. No preparo, o molusco leva apenas sal epimenta-do-reino e, depois, é coberto pela massa. Em seguida, o salgado vai para o tacho e sai quentinho direto para a mesa, em porção de doze unidades. A cozinha da casa ainda entrega caldinho de feijão, risoto de frutos do mar e carne atropelada. Esse último tira-gosto traz carne bovina desfiada, cozida na cerveja preta com coentro e acompanhada de cesta de pães. De sexta a domingo, a animada clientela curte MPB e samba ao vivo e bebe cervejas Therezópolis e Coruja.

Coisas de Maria e João

Endereço: Rua Cônego Serpa, 57 - Santo Antônio de Lisboa
Telefone: (48)3338-1937

Às sextas há música ao vivo, que vai de chorinho a jazz instrumental. Antes dos pedidos principais, os clientes costumam bebericar cervejas produzidas no estado, como a do tipo india pale ale da Schornstein, vinda de Pomerode. Entre as pizzas, são levadas ao forno com mais frequência a intitulada dois amores, de mussarela, gorgonzola, damasco e nozes, e a de linguiça blumenau com mussarela, salsinha e pimenta-biquinho. Veganos e pessoas com intolerância à lactose podem recorrer às receitas que substituem o queijo por mandiokejo, produzido a partir de fécula de mandioca.

Artesano

Endereço: Rodovia Amaro Antônio Vieira, próx. ao nº 2400 - Itacorubi 
Telefone: (48)3334-0100

 

A casa aberta em 1983 tranferiu seu negócio para o bairro de Santa Mônica. A happy hour continua animada recebendo assíduos e novo clientes. O extenso cardápio elabora porções que fazem bom par com o chope Eisenbahn ou Blondine e cerveja Original. Completam o menu porções como a de filé de frango recheado de queijo e a de polenta frita.

Frango & Fritas

Endereço: Rua Madre Benvenuta, 597 - Santa Mônica
Telefone: (48)3234-1124

O tradicional boteco tem um pouco de sua história contada nas paredes do próprio salão. Ali, reportagens de jornais e revistas sobre o endereço decoram o ambiente e atraem a curiosidade dos clientes mais novos. Nas noites de quinta e sexta, grupos de samba fazem uma prévia das apresentações de sábado à tarde. Nesse dia, a rua é fechada para abrigar as mesas extras, que lotam de gente interessada na música e no bufê de feijoada. Também feito a partir da receita de feijão, o bolinho acompanhado de laranja e molho de pimenta faz sucesso no restante da semana. Para beber, a cerveja de garrafa Original, Heineken ou Serramalte estão sempre geladas.

Canto do Noel

Endereço: Rua Tiradentes, 186 - centro
Telefone: (48)3225-8821

Endereço: Rua Juvêncio Costa, 39 - Trindade
Telefone: (48)3233-6685

Luz baixa e revestimento de madeira decoram o salão, embalado por voz e violão ao vivo de quinta a sábado, a casa sem dúvida é o perfeito reduto de casais. Os vinhos chilenos e argentinos da carta estão disponíveis junto aos cerca de trintarótulos da vinícola gaúcha Campestre, caso do tinto Zanotto Merlot 2010 e do Pergola Niágara, ambos servidos em garrafas míni, de 250 mililitros. No tamanho tradicional, com 750 mililitros, sugere-se o Concha Y Toro Cabernet Sauvignon e o Zanotto Chardonnay 2014. Para petiscar, há porções como a da nona, composta por salame colonial, queijo prato, copa, polenta frita e rodelas de pão.

Cantina de Vinhos Pipa

Nessa casa de clima descontraído, dá para matar a sede com quinze rótulos de cerveja especial ou chope. Os da marca Schornstein, produzidosem Pomerode, preenchem os copos nas versões pilsen, bock ou IPA. Há também o de trigo e o viena fabricados pela cervejaria Bierland, de Blumenau. A cozinha,outro trunfo do endereço comandado por Julio César Furtado, atrai por suas sugestões típicas de boteco. Entre elas estão o buraco quente, sanduíche preenchido de carne moída e queijo, a bem temperada carne de onça, servida com torrada de pão de centeio, a cumbuca de torresmo e a linguiça defumada, que chega à mesa junto de mostarda e mel.

Gato Mamado

Endereço: Rua Saldanha Marinho, 351 - centro
Telefone: (48)33719069

O simpático boteco, instalado no bairro Coqueiros, tem diversas frases divertidas escritas em quadros pendurados nas paredes. Para fazer frente à volumosa oferta etílica, a cozinha despacha petiscos e pratoscaprichados, responsáveis por conduzir o bar ao time de campeões pelo terceiro ano consecutivo. Atenta ao movimento de regionalização da gastronomia, a chef e proprietária Isabel Hagemann prima pelo uso de ingredientes típicos, a exemplo do berbigão, das farinhas feitas em moinhos locais, do butiá e do marreco. Apetites mais vorazes pedem sugestões substanciosas, entre elas o pirão com linguiça blumenau (R$ 19,00) e a panelinha de bobó de camarão.

Boteco Zé Mané

Endereço: Rua Desembargador Pedro Silva, 2360 - Coqueiros
Telefone: (48)3204-8652

Endereço: Rua João Pio Duarte Silva, 1650 - Córrego Grande
Telefone: (48)3028-5807

Apesar de ser dedicada ao rock, a casa tem ambientes mais tranquilos e distantes do palco onde é possível comer, assistir a transmissões esportivas e sentar-se ao ar livre. Para petiscar, as porções de batata frita e aipim são famosas pela cobertura maçaricada de queijos prato, mussarela, provolone e cheddar. Também tem muita saída a picanha do gus, que chega à mesa em tiras semicruas sobre o réchaud, para que o cliente regule o ponto de cozimento. Acompanha farofa, pão e cebola. Na seção de destilados reina o coquetel diabo verde, de absinto, licor de menta e tequila flambados.

Chopp do Gus

Carros-chefe da casa, as cachaças de marca própria são produzidas em Antônio Carlos, envelhecidas por oito, doze ou dezesseis anos e engarrafadas no próprio bar. Entre as mais jovens, a Rubi cai bem quando apresentada com dois cubos de gelo. A Terra, armazenada por doze anos, cai u também no gosto da clientela. Voz e violão ao vivo embalam as noites de quinta e, às sextas e aos sábados, a pista lota graças ao pop rock. A cada quinze dias, o público dança ao som de DJs. O cardápio destaca porções, como a de bolinho de siri e o quibe.

Armazém Vieira

Endereço: Rua Aldo Alves, 2 - Saco dos Limões 
Telefone: (48)3333-8687

Dentro das capas engraçadinhas, como a intitulada O Velho e o Bar, em referência à obra de Ernest Hemingway, são descritas porções como a de camarão-rosa empanado no coco e servido com três molhos (300 gramas) e a de almôndega de carnesbovina e suína ladeada por molho de wassabi (seis unidades). A carta de cerveja relaciona setenta rótulos, boa parte deles nacional. Vem de Belém a Amazon Beer, feita com taperebá ou açaí (garrafa de 355 mililitros). Do Rio Grande do Sul, chega a Coruja Extra Viva (1 litro). Instalados no 2º andar, banhado por luz natural, os clientes ainda podem curtir a noite bebericando um chope Stella Artois (250 mililitros).

Books & Beers

Endereço: Rua Senador Ivo d'Aquino, 103 - Lagoa da Conceição
Telefone: (48)3206-6664

O ambiente típico de pub, com iluminação baixa, é um tônico para a paquera. Bandas de jazz e pop rock se revezam no palco e assistem ao vaivém no balcão, que libera pints de onze tipos de cervejas, caso da pale ale inglesa Fuller's London Pride e da irlandesa Guiness. Para comer, tem, por exemplo, costelinha de porco com molho barbecue. O hambúguer que leva o nome da casa sobrepõe um disco de carne de 200 gramas, mussarela, alface e tomate. As sugestões acompanham batatas fritas. Às terças, quem for hábil em inglês e conhecimentos gerais pode participar do Quiz Night e concorrer a cervejas..

The Black Swan Pub

Endereço: Rua Manoel Severino de Oliveira, 592 - Lagoa da Conceição
Telefone: (48)3234-5682

Com ambiente que remete ao de um botequim de antigamente, a casa ficou conhecida pelas apresentações diárias de samba, chorinho e MPB e pela feijoada, servida às quartas e aos sábados. Entre as bebidas, o carro-chefe é o chope Brahma, que pode ser tirado em copos de 200, 350 e 500 mililitros. A diferente caipirinha, também muito requisitada, leva Borovika, um destilado de ervas feito no interior, na cidade de Porto União. Para ladear os copos, o cardápio ainda traz escondidinho de batata com carne-seca ou camarão (para duas pessoas).

Botequim Floripa

Endereço: Avenida Rio Branco, 632 - centro
Telefone: (48)3333-1234

John Bull Pub

Famosa por receber bandas de rock, a casa também faz referência ao gênero no cardápio, que lista pratos como o intitulado ozzy osbourne. Consiste em uma porção de filé-mignon ao molho de gorgonzola servido com pão italiano. Na seção de bebidas têm boa saída as caipiroscas de limão, morango e kiwi. O drinque beatles, que leva cerveja, tequila e suco de limão, também faz sucesso. Cervejas long neck, como Budweiser e Stella Artois estão presentes nno cardápio e podem ser pedidas no balde com sete

Endereço: Avenida das Rendeiras, 1046 - Lagoa da Conceição
Telefone: (48)3232-8535

General Lee

No térreo de um prédio comercial do bairro Trindade, o diminuto bar de rock privilegia bandas autorais e novos talentos. Segue como um hit do menu o sanduíche de costela com mussarela, cebola e alface, servido em dois tamanhos. A carta de bebidas inclui chopes das marcas Saint Bier e Coruja e cervejas artesanais como a Coruja Alba, servidas em jarras.

Endereço: Rua Cônego Bernardo, 101 - Trindade 
Telefone: (48)3028-3545

Bar do Boni

O pôr do sol sobre a Lagoa da Conceição serve de cenário para a happy hour deste bar. Nas mesinhas acomodadas sobre o deque, a clientela brinda com cervejas como a Original e a Skol, vendidas em garrafa de 600 mililitros. Outro grande sucesso é a caipirinha de vodca Absolut ou Cîroc, que pode ser elaborada com kiwi, limão ou morango. Para acompanhar as bebidas, há petiscos como os pastéis de berbigão e de camarão e porções, a exemplo das iscas de congro (para três pessoas).

Endereço: Avenida das Rendeiras, 67 - Lagoa da Conceição 
Telefone: (48)3232-1139