Belém

Conheça a seleção dos melhores restaurantes.

Melhores restaurantes Guia Garfo de Ouro

Muito além do ambiente aconchegante, a pretensão das proprietárias Michelly Murchio e Marcia Peixoto é servir refeições saudáveis no restaurante eleito o melhor da categoria. O cardápio reúne opções de entrada como as mini coxinhas de batata doce ou a unha de caranguejo preparada com massa de batata doce, massa de caranguejo e patas de caranguejo empanados e fritos em óleo de coco. Para a etapa principal aposte no bacalhau a lagareiro elaborado a partir de bacalhau dessalgado, batata, cebola, brócolis, azeitona, alho confitado, azeite extra virgem e pães da casa fatiados. Para harmonizar há uma seleção de rótulos tintos, brancos, espumantes e cervejas diferenciadas.

Restaurante Santa Orgânica

Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 1575 - Nazaré - próximo a Alcindo Cacela
Telefone: (91)2121-6222   

Cantina Italiana

O italiano Cláudio Luzi chegou a Belém em 1984, quando abriu o restaurante para colocar em prática as receitas da família. Hoje, quem assina o cardápio da cantina é seu filho, Enzo, formado na tradicional escola de culinária italiana Alma. Entre os principais, o capellini ao alho, óleo e brócolis acompanha o escalope com presunto cru e sálvia. Também tem boa saída a lasanha quatro queijos, que leva gorgonzola, provolone, mussarela e parmesão. Mais leve, o espaguete de frutos do mar vem com mexilhão, lula, salmão, atum, camorim e camarão.

Endereço: Travessa Benjamim Constant, 1401 - Nazaré - Belém
Telefone: (91)3225-2033

Indicada pelo Guia Garfo de Ouro, a versão com camarão-rosa e jambu integra o cardápio desde a inauguração do endereço, em junho de 2002. Primeiro, o disco vai ao forno coberto por mussarela, jambu e parmesão. Os crustáceos, previamente refogados em alho e óleo, são colocados sobre a massa somente na finalização. Com oito pedaços, a pizzas fazem bom par com o espumante Chandon Brut, uma das cinquenta etiquetas da carta de vinhos. Outra sugestão, a caponata traz mussarela, ricota fresca de búfala, berinjela, cubos de tomate, manjericão e parmesão.

Xícara da Silva

Endereço: Avenida Visconde de Souza Franco, 978-A - entre a Rua Tiradentes e a Rua Boaventura da Silva - Umarizal - Belém
Telefone: (91)3241-0167 e 3230-4323

Restaurante Brasileirinho

O chef Alexandre Barros mantém no cardápio pratos já tradicionais da casa, como o filhote empanado em farinha de Bragança, mas também traz novidades. Uma delas é o peixe assado na brasa (filhote, pirarucu fresco ou pescada amarela), acompanhado de legumes salteados e farofa de castanha-do-pará. Antes, o ceviche de pirarucu defumado pode abrir a refeição. No arremate, tem tapioquinha de Nutella com sorvete de castanha.

Endereço: Endereço: Travessa 14 de Abril, 1880 - entre a Rua dos Mundurucus e a Avenida Conselheiro Furtado - São Brás - Belém
Telefone: (91)3083-5101

O agradável restaurante tem como uma das especialidades principais, o espaguete paraense, elaborado a partir de massa fresca, jambu, velouté de tucupi e camarões rosa. Outra vedete da casa, batizada de filhote ao curry, vêm composta de peixe levemente apimentado e deixa a grelha com creme de curry. A iguaria chega à mesa acompanhado de cuscuz marroquino com castanhas do pará e uva passa. Para encerrar a refeição o petit gâteau de Nutella com sorvete de cupuaçu e farofa adocicada.

Restaurante La Madre

Endereço: Travessa Rui Barbosa, 1440 - entre a Avenida Nazaré e a Avenida Comandante Brás de Aguiar - Nazaré - Belém
Telefone: (91)3242-8188

Endereço: Travessa Barão do Triunfo, 2590 - casa 64 - Marco - Belém
Telefone: (91)3228-2477

O Remanso do Peixe preza pela tradição e exibe no cardápio receitas que se tornaram ícones da casa. É o caso da caldeirada paraense, feita com filhote cozido no caldo de tucupi e jambu, mais mix de pimentões, tomate e camarão-rosa (acompanham arroz e pirão). Outro clássico é o pirarucu defumado no leite de coco, que chega à mesa guarnecido de banana-da-terra. Enquanto aguarda pelos principais, a clientela pede de entrada a porção de camarão empanado na tapioca. Para fechar a refeição, a sugestão é a torta de banana caramelada com cumaru, creme de confeiteiro e canela. Para beber, tem Cerpinha e Tijuca em long neck

Restaurante Remanso do Peixe

Midori Sushi

O restaurante mantém seu nome entre os expoentes da categoria e como uma das estrelas na Capital paraense. Uma das receitas imperdíveis é o sushi de salmão chamuscado na medida com maçarico. Outra escolha certeira é a lula que vem na chapa, com molho teriyaki e escoltada de salada de repolho. No capítulo mais doce, prove o harumaki de banana e a caipirosca de kiwi.

Endereço: Travessa Benjamim Constant, 802 - esquina com a Rua Henrique Gurjão - Reduto - Belém
Telefone: (91)3222-8595

La Traviata

O carpaccio de filé-mignon servido com cesta de pães quentes aparece como sugestão de entrada. Em seguida, fazem sucesso o rondelli de ricota ao molho sugo e o paillard de filé com fettuccine ao molho de cogumelos secos. Na seção de pizzas, a que leva o nome da casa vem com molho de tomate, atum, cogumelo-de-paris, salsa, mussarela e cebola (oito pedaços). O brownie caseiro coroado por sorvete de creme e chantili está no cardápio desde a inauguração.

Endereço: Avenida Visconde de Souza Franco, 1454 - entre a Avenida Governador José Malcher e a Rua João Balbi - Nazaré - Belém
Telefone: (91)3241-3337

Benjamim

Da cozinha saem a farofa de camarão misturada com leite de coco, e a pescada-amarela grelhada e desfiada, servida com camarão-rosa e feijão-manteiguinha, ambas sugestões de entrada. Na sequência, há arroz de polvo e a pedida que leva o nome da casa. Ela traz um filé de pescada-amarela ao molho de vieiras com ova de camorim, banda de lagosta e risoto de lula como guarnição. Para beber, o vinho português Arco do Esporão 2012 consta entre as etiquetas. Faz sucesso, para a sobremesa, o petit gateau de goiabada com sorvete de queijo cuia.

Endereço: Travessa Benjamim Constant, 1361 - entre a Avenida Comandante Brás de Aguiar e a Avenida Nazaré - Nazaré - Belém
Telefone: (91)3343-3758

Lá em Casa

De entrada, ela prepara a porção de biscoito de tapioca com pasta de jambu (seis unidades). Na sequência, a sugestão é o caboclo belo. Trata-se do pirarucu fresco, servido com redução de tucupi mais penne na manteiga de ervas e farofa de castanhas. No almoço, um bufê também reúne oito pratos quentes, além de saladas e sobremesas. Cervejas Cerpinha e Tijuca estão disponíveis em long necks.

Endereço: Estação das Docas, galpão 2 - Campina - Belém
Telefone: (91)3212-5588

Uma das sugestões é o delicado mapará assado na folha de bananeira e levado à mesa com tucupi e farinha-d'água. Outra das opções a la carte é o filhote assado na brasa que é tradição de família aprendida com o patriarca, Francisco. Diariamente, a cozinha expede mais de cinquenta pedidos do lombo do pescado, temperado com vinho branco, sal, limão e pimenta-do-reino e guarnecido de salada de feijão-manteiguinha e macaxeira na manteiga de garrafa. Outra joia do cardápio está reservada para o fim da refeição: a musse de chocolate com nibs de semente de cacau, mais doce de cupuaçu e crumble de chocolate, caprichosamente servida em um vasinho junto de uma pá.

Remanso do Bosque

Endereço: Travessa Perebebuí, 2350 - em frente ao Jardim Botânico - Marco - Belém
Telefone: (91)3347-2829

Endereço:  Avenida Generalíssimo Deodoro, 1513 - entre a Avenida Nazaré e a Avenida Gentil Bittencourt - Nazaré - Belém  
Telefone: (91)3202-9800 e (91)8418-0024

Às segundas-feiras, o bufê serve o cozido à portuguesa. Já às quintas-feiras, algum prato da culinária árabe aparece entre as sugestões, como charutos de repolho e moussaka. A mesa também exibe filhote grelhado e filé-mignon. O endereço do bairro São Brás dá mais destaque às receitas regionais, a exemplo do arroz de pato, da maniçoba e do filhote grelhado acompanhado de arroz paraense. Para a sobremesa, fazem sucesso a torta de cupuaçu com queijo do reino e a torta de chocolate com chantili.

Pomme D'or

A casa dispõe de mais de trinta cortes de carne no menu. Entre eles, o contrafilé de wagyu (250 gramas), vem acompanhado de purê de abóbora japonesa. Recentemente, o restaurante incluiu peixes no cardápio. Com 300 gramas, o filhote grelhado chega à mesa guarnecido de batata, tomate-cereja, brócolis, azeitona preta, pétalas de cebola e arroz branco. Batidas feitas à base de frutas regionais são boas companhias para as refeições. A de açaí, por exemplo, pode vir com cachaça ou vodca. Refrescante, a sobremesa delícia de abacaxi consiste em um creme branco e pedaços da fruta.

Picanha & Cia

Endereço: Rua Bernal do Couto, 260 - esquina com a Travessa Almirante Wandenkolk - Umarizal - Belém
Telefone: (91)3224-3343